FAQs
1. A Base de Dados Social
1. O que é a Base de Dados Social?
A Base de Dados Social é uma plataforma que disponibiliza informação, de forma pública, e gratuita, sobre as organizações de impacto social Portuguesas.
2. Qual é o objetivo da Base de Dados Social?
O seu objetivo é promover o conhecimento sobre cada organização e sobre o setor social, junto de potenciais beneficiários, famílias, investigadores, voluntários, colaboradores, financiadores, empresas, agências Governamentais e sociedade civil em geral.
3. Quais as fontes de informação da Base de Dados Social?
Os dados apresentados são recolhidos i) em fontes de informação públicas, disponibilizadas designadamente pela Direção-Geral da Segurança Social, pelo Instituto dos Registos e do Notariado, e através da consulta dos atos de constituição e dos estatutos das organizações; ii) pelas próprias organizações sociais, através do preenchimento voluntário dos dados na plataforma; e iii) em fontes online de acesso público, nomeadamente nos sites oficiais e nas redes sociais oficiais das organizações, com indicação da data de recolha.
Nota: O/A Administrador/a da conta deverá garantir a qualidade e veracidade das informações preenchidas.
Nota: O/A Administrador/a da conta deverá garantir a qualidade e veracidade das informações preenchidas.
4. Quem gere a Base de Dados Social?
A Base de Dados Social integra a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o Banco BPI e a Nova School of Business and Economics.
O projeto é coordenado pelo Nova SBE Data Operations & Technology Knowledge Center, que assegura a recolha, tratamento e disponibilização da informação, bem como a manutenção e desenvolvimento da plataforma.
O projeto é coordenado pelo Nova SBE Data Operations & Technology Knowledge Center, que assegura a recolha, tratamento e disponibilização da informação, bem como a manutenção e desenvolvimento da plataforma.
5. Que tipo de atividades a Base de Dados Social tem vindo a desenvolver?
A Base de Dados Social tem vindo a desenvolver um conjunto diversificado de atividades, designadamente nas seguintes áreas:
- Evidência: produz estudos e análises sobre o setor social;
- Conhecimento do Setor Social: compila e divulga relatórios, eventos e oportunidades de emprego e voluntariado;
- Co-criação: co-desenvolve projetos de dados e Inteligência Artificial em parceria com organizações sociais;
- Capacitação: organiza Workshops de Dados para organizações sociais;
- Inovação em Ciência de Dados: dinamiza iniciativas no âmbito da ciência de dados aplicadas ao setor social.
6. O que posso encontrar no separador de Estatísticas?
No separador de Estatísticas, encontra informação compilada e organizada por diferentes categorias, permitindo uma visão global do setor social em Portugal.
Os gráficos apresentam dados relativos à informação que consta na Base de Dados Social, baseados nas fontes utilizadas pelo projeto (para mais detalhes, consulte a resposta ao Tema 1, pergunta 3).
Esta funcionalidade facilita a análise comparativa e a monitorização da evolução do setor.
Os gráficos apresentam dados relativos à informação que consta na Base de Dados Social, baseados nas fontes utilizadas pelo projeto (para mais detalhes, consulte a resposta ao Tema 1, pergunta 3).
Esta funcionalidade facilita a análise comparativa e a monitorização da evolução do setor.
7. Posso fazer download dos dados da Base de Dados Social?
Sim. No separador de Estatísticas, está disponível uma opção de download em formato Excel.
O ficheiro inclui até 10 variáveis: Nome da organização; NIF; Distrito; Concelho; Formato legal; Estatuto legal; Área de atuação principal; Outras áreas de atuação; ODS principal; Outros ODS.
Se necessitar de variáveis adicionais ou dados mais detalhados para investigação ou projetos específicos, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
O ficheiro inclui até 10 variáveis: Nome da organização; NIF; Distrito; Concelho; Formato legal; Estatuto legal; Área de atuação principal; Outras áreas de atuação; ODS principal; Outros ODS.
Se necessitar de variáveis adicionais ou dados mais detalhados para investigação ou projetos específicos, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
8. Que informação posso encontrar na newsletter da Base de Dados Social?
A Base de Dados Social publica uma newsletter mensal, que reúne:
Pode subscrever a newsletter em: basededadossocial.pt/newsletter.
Se desejar sugerir conteúdos ou partilhar informações da sua organização para maior alcance, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
- Oportunidades de financiamento e prémios para organizações da economia social;
- Notícias atuais e relevantes para o setor;
- Novidades e destaques da Nova SBE e da comunidade da Base de Dados Social.
Pode subscrever a newsletter em: basededadossocial.pt/newsletter.
Se desejar sugerir conteúdos ou partilhar informações da sua organização para maior alcance, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
9. O que são os Workshops de Dados?
Ao longo do ano, a Base de Dados Social organiza workshops temáticos destinados a capacitar organizações sociais no uso e interpretação de dados.
Estes workshops abordam metodologias de recolha, análise e comunicação de informação, de forma prática e aplicada ao setor social.
Se tiver dificuldades na inscrição ou necessitar de esclarecimentos adicionais, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
Nota: A participação nestes workshops é exclusiva para organizações sociais registadas na Base de Dados Social.
Estes workshops abordam metodologias de recolha, análise e comunicação de informação, de forma prática e aplicada ao setor social.
Se tiver dificuldades na inscrição ou necessitar de esclarecimentos adicionais, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
Nota: A participação nestes workshops é exclusiva para organizações sociais registadas na Base de Dados Social.
2. Faço parte de uma Organização Social
1. Porque devo registar a minha organização e quais são as vantagens de pertencer à Base de Dados Social?
Ao fazer parte da Base de Dados Social:
• Reforça a transparência e credibilidade da sua organização;
• Publicita a sua organização nas nossas redes sociais e aumenta o seu alcance online;
• Consegue dinamizar a sua rede de contactos;
• Tem acesso a workshops e iniciativas exclusivas;
• Pode construir pontes de colaboração com a Nova School of Business and Economics.
Para mais informações, consulte o nosso flyer de vantagens.
• Reforça a transparência e credibilidade da sua organização;
• Publicita a sua organização nas nossas redes sociais e aumenta o seu alcance online;
• Consegue dinamizar a sua rede de contactos;
• Tem acesso a workshops e iniciativas exclusivas;
• Pode construir pontes de colaboração com a Nova School of Business and Economics.
Para mais informações, consulte o nosso flyer de vantagens.
2. Porque é que a minha organização está na Base de Dados Social?
A sua organização foi identificada como pertencente ao setor social Português.
Os dados foram preenchidos com base em informação pública (consulte a resposta à pergunta 3 do tema “A Base de Dados Social”).
Para se tornar Administrador/a dos dados da sua organização, consulte o tema seguinte.
Os dados foram preenchidos com base em informação pública (consulte a resposta à pergunta 3 do tema “A Base de Dados Social”).
Para se tornar Administrador/a dos dados da sua organização, consulte o tema seguinte.
3. Posso publicar uma oportunidade de emprego, mesmo não estando registado na Base de Dados Social?
De momento, apenas estamos a considerar organizações presentes na Base de Dados Social.
3. Quero ser Administrador/a
1. O que significa ser Administrador/a de uma organização?
Ser Administrador/a é ser responsável pela gestão do preenchimento dos campos que ficam disponíveis na plataforma e fazer a sua atualização regular, garantindo a qualidade e veracidade das informações preenchidas.
2. Como posso tornar-me Administrador/a de uma organização que já está registada na Base de Dados Social?
Para se tornar Administrador/a da conta da sua organização, deverá seguir os seguintes passos:
1. Aceder ao perfil da organização na Base de Dados Social que pretende gerir;
2. Abrir a secção “Sobre”;
3. Clicar no botão “Tornar-me Administrador”/”Criar Conta”, localizado abaixo do mapa.
O pedido ficará pendente de aprovação por parte da equipa da Base de Dados Social.
Após aprovação do pedido, a sua organização ficará disponível na seção “Minhas Organizações”.
Apenas utilizadores pertencentes à organização e devidamente autorizados podem assumir o perfil de Administrador.
Nota: Para se tornar Administrador/a necessita de ter sessão iniciada na plataforma. Se não tem conta, consulte a resposta à pergunta seguinte.
1. Aceder ao perfil da organização na Base de Dados Social que pretende gerir;
2. Abrir a secção “Sobre”;
3. Clicar no botão “Tornar-me Administrador”/”Criar Conta”, localizado abaixo do mapa.
O pedido ficará pendente de aprovação por parte da equipa da Base de Dados Social.
Após aprovação do pedido, a sua organização ficará disponível na seção “Minhas Organizações”.
Apenas utilizadores pertencentes à organização e devidamente autorizados podem assumir o perfil de Administrador.
Nota: Para se tornar Administrador/a necessita de ter sessão iniciada na plataforma. Se não tem conta, consulte a resposta à pergunta seguinte.
3. Como tornar-me Administrador/a de uma organização que ainda não está registada na Base de Dados Social?
Para se tornar Administrador/a de uma nova organização, deverá seguir os seguintes passos:
1. Abrir o menu de “Iniciar Sessão” (ícone no canto superior direito);
2. Selecionar a opção “CRIAR CONTA” e criar um novo utilizador;
3. Aceder à secção Minhas Organizações e criar um novo perfil de organização na plataforma.
1. Abrir o menu de “Iniciar Sessão” (ícone no canto superior direito);
2. Selecionar a opção “CRIAR CONTA” e criar um novo utilizador;
3. Aceder à secção Minhas Organizações e criar um novo perfil de organização na plataforma.
4. Como posso alterar os/as Administradores/as da minha organização?
Se pretende adicionar e/ou excluir um administrador/a à sua organização, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
5. Quantas organizações posso gerir ao mesmo tempo?
Pode gerir até 3 organizações em simultâneo.
Se precisar de gerir mais organizações, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
Se precisar de gerir mais organizações, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
6. Como devo criar a minha organização se ela for constituída por várias delegações em todo o país?
O/A Administrador/a poderá inserir os dados agregados de todas as unidades da organização, utilizando como localização a morada da sede principal.
4. Já sou Administrador/a de uma Organização
1. Como posso recuperar a minha conta?
Se pretende recuperar uma conta de administração da sua organização, por favor envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
2. Existe um número mínimo obrigatório de dados para registar a minha organização na Base de Dados Social?
Sim, aquando da criação de uma organização, terá de preencher a totalidade da informação solicitada no Separador “Sobre”, incluindo nome da organização, fotografia, formato legal, logotipo, morada, atividade principal e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável principal.
A informação preenchida no ato de registo poderá ser atualizada e/ou alterada a qualquer momento.
A informação preenchida no ato de registo poderá ser atualizada e/ou alterada a qualquer momento.
3. O que é a Taxa de Preenchimento?
A Taxa de Preenchimento mostra a percentagem de informação que a sua organização tem preenchida na Base de Dados Social.
O critério valoriza:
• Dados mais recentes;
• Atualizações regulares;
• Documentos complementares (Relatório de Gestão e Contas, Plano de Atividades, Estatutos);
• Informação sobre projetos, planos de atividades e beneficiários.
Assim pretende-se promover transparência, credibilidade e melhoria contínua. Recomendamos rever e atualizar a informação da sua organização regularmente.
O critério valoriza:
• Dados mais recentes;
• Atualizações regulares;
• Documentos complementares (Relatório de Gestão e Contas, Plano de Atividades, Estatutos);
• Informação sobre projetos, planos de atividades e beneficiários.
Assim pretende-se promover transparência, credibilidade e melhoria contínua. Recomendamos rever e atualizar a informação da sua organização regularmente.
4. Como é calculada a Taxa de Preenchimento?
A Taxa de Preenchimento atribui as seguintes ponderações:
• Separador “Sobre”: 10%;
• Separador “Finanças”: 25%;
• Separador “Recursos Humanos”: 25%;
• Separador “Legal”: 15%;
• Separador “Atividades”: 15%;
• Separador “Impacto”: 10%.
• Separador “Sobre”: 10%;
• Separador “Finanças”: 25%;
• Separador “Recursos Humanos”: 25%;
• Separador “Legal”: 15%;
• Separador “Atividades”: 15%;
• Separador “Impacto”: 10%.
5. Assim que registo a minha organização, esta fica logo disponível na Base de Dados Social?
Sim, e o/a Administrador/a da organização deverá garantir a qualidade e veracidade das informações preenchidas.
6. Como posso editar e/ou atualizar a informação da minha organização na Base de Dados Social?
Para editar informação da sua organização:>1. Iniciar sessão na sua conta;
2. Abrir o menu (ícone ☰ no canto superior direito);
3. Selecionar a opção 'Minhas Organizações';
4. Clicar na sua organização;
5. Abrir o separador que pretende atualizar e clicar em 'Editar';
6. Preencher com as informações solicitadas;
7. Clicar em 'Guardar'.
As alterações ficam disponíveis de imediato, sem necessidade de validação pela equipa da Base de Dados Social.
2. Abrir o menu (ícone ☰ no canto superior direito);
3. Selecionar a opção 'Minhas Organizações';
4. Clicar na sua organização;
5. Abrir o separador que pretende atualizar e clicar em 'Editar';
6. Preencher com as informações solicitadas;
7. Clicar em 'Guardar'.
As alterações ficam disponíveis de imediato, sem necessidade de validação pela equipa da Base de Dados Social.
7. Encontrei um erro nos dados da minha organização. Como posso corrigir?
Se encontrou informação incorreta ou incompleta no perfil da sua organização, deverá corrigir acedendo ao seu utilizador ou, se não for Administrador/a, contactar a pessoa responsável dentro da organização.
Para passar a gerir diretamente os dados, veja o tema 'Quero ser Administrador/a'.
Se o erro for relacionado com a plataforma, envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
Para passar a gerir diretamente os dados, veja o tema 'Quero ser Administrador/a'.
Se o erro for relacionado com a plataforma, envie uma mensagem para bd.social@novasbe.pt.
8. Toda a informação que eu preencher sobre a minha organização ficará disponível publicamente na Base de Dados Social?
Sim, após guardar a informação, os dados ficam automaticamente disponíveis na plataforma.
Enquanto Administrador/a deverá garantir a qualidade e veracidade das informações preenchidas.
Enquanto Administrador/a deverá garantir a qualidade e veracidade das informações preenchidas.
9. Posso eliminar a minha organização da Base de Dados Social?
Para eliminar a sua organização:
1. Iniciar sessão na sua conta;
2. Abrir o menu (ícone ☰ no canto superior direito);
3. Selecionar 'Minhas Organizações';
4. Selecionar 'Excluir organização'.
A exclusão fica pendente de aprovação da equipa Base de Dados Social.
Nota: A presença da sua organização na Base de Dados Social é fundamental para promover transparência, redes de colaboração e visibilidade do setor social Português.
1. Iniciar sessão na sua conta;
2. Abrir o menu (ícone ☰ no canto superior direito);
3. Selecionar 'Minhas Organizações';
4. Selecionar 'Excluir organização'.
A exclusão fica pendente de aprovação da equipa Base de Dados Social.
Nota: A presença da sua organização na Base de Dados Social é fundamental para promover transparência, redes de colaboração e visibilidade do setor social Português.
10. Como poderei identificar qual o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mais adequado para a minha organização?
Para identificar o ODS mais adequado, pode aceder ao Guia sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecer os 17 objetivos e identificar em qual se enquadram as atividades da sua organização.
Se a organização tiver mais de um ODS, indique um objetivo principal e até 2 objetivos secundários.
Se a organização tiver mais de um ODS, indique um objetivo principal e até 2 objetivos secundários.
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